Mecânica da Corrida

Em Janeiro deste ano assumi um novo foco na corrida, resolvi que vou correr até a idade não permitir mais, lá pelos 90 anos (rsrs). Nesses primeiros 6 anos como praticante tive algumas lesões, dentre elas a Condropatia Patelar – Bilateral (nos dois joelhos)… essa foi a mais séria e que me botou mais medo, medo de não conseguir mais correr, medo de não ter qualidade de vida quando for idoso.

Essa lesão foi consequência de uma série de fatores, mas o mais importante era minha mecânica de corrida que estava errada, e como atingir o objetivo de ensinar meus netos a correr se agora, com 33 anos, eu já estava me machucando tentando baixar tempo?

Foi então que conheci meu técnico e amigo Anderson Jovino, apresentado pelo nosso grande amigo em comum, Renan Pelizzari. Desde o começo nosso foco foi baixar tempo, e aos poucos estamos beliscando segundos no pace, de treino em treino, tiro em tiro, devagar porque o projeto é de médio-longo prazo.

O ponto que o Jovino resolveu atacar logo de cara foi a minha mecânica, que não era ruim mas também não era a ideal… os braços eram o problema, quando corria eu ia aos poucos “prendendo” os ombros e elevando os punhos em direção ao torax, normalmente terminava as provas correndo igual o Horácio (rsrs).

Hoje arrisco dizer que a mecânica da corrida é 40% pernas, 40% braços e 20% o resto… o movimento ântero-posterior de braços influencia diretamente na amplitude da passada, respiração, frequência cardíaca, além de determinar até a quantidade de força que você precisa fazer ao atacar uma subida, ou correr por distâncias longas.

Corrigindo a postura e a mecânica ganhei imediatamente segundos precioso no pace, faço menos força para me manter sub 4′ nos 21K por exemplo, e os tiros ficaram mais fáceis. Recentemente iniciamos um trabalho de séries de educativos e tiros com bastão, esse equipamento (By Jovino Runner’s) é excelente pois permite observar imediatamente onde se esta errando, e corrigir.
Segue abaixo algumas imagens do último treino, gravamos um vídeo que em breve será publicado em nossa página no Facebook, aliás, não deixem de curtir a FanPage para receber em sua time-line os materiais produzidos especialmente para redes sociais.

Mecânica-3 Mecânica-2 Mecânica-1

Author: Cleber Pereira

Share This Post On