Revezamento Bertioga-Maresias (Trecho 8)

Você vai largar de Cambury restando apenas 10 dos 75Km do Revezamento Bertioga-Maresias. Porém, há um detalhe que não passará despercebido, entre você e a linha de chegada existe a Serra de Maresias, uma montanha com 400 metros de altitude criada pela natureza e compactada na pista por 3Km de subida e 3Km de descida, isso resulta na incrível inclinação de 45º em alguns pontos!

A Serra de Maresias foi carinhosamente apelidada de “Pesadelo dos Corredores”, e é fácil ver atletas experientes quebrando na subida e quase rastejando nos pontos mais difíceis.

bertioga-maresias-altimetria

Voltando ao percurso… a largada é no final da Estrada do Cambury, e logo de cara temos um pequeno morro de 1Km dividido entre subida e descida um pouco ingrimes. Depois cruzamos 1,5Km na orla da praia de Boiçucanga e 500mt pelo centro antes de enfim chegar ao pé da serra.

Na subida concentre-se na função cardio-respiratória e na cadência, cada m³ de oxigênio fará diferença… evite olhar para baixo, mantenha o queixo paralelo ao chão facilitando a entrada do ar e fique de olho no traçado. Se seu ritmo estiver muito baixo, e o trote estiver muito lento o melhor é andar, com uma boa técnica de caminhada é possível inclusive ultrapassar quem esta trotando muito lento, e você ainda economiza na respiração. Ao chegar ao topo não faça mudanças bruscas no pace e prepare-se para a descida. Descendo mantenha-se “engrenado”, controlando a velocidade… as curvas são bem fechadas e se descer muito solto o impacto nos joelhos será muito maior. Aproveite para guardar um pouco de gás, pois lá embaixo ainda terá de correr 1K na areia fofa da praia de Maresias.

Ninguém entende o que significa este trecho até enfrenta-lo, e posso garantir que é uma experiência única… é possível ouvir seu próprio coração bater, altamente recomendado para pessoas que adoram desafios! Para ter um gostinho veja o vídeo abaixo.

Um abraço e bons treinos!

Author: Cleber Pereira

Share This Post On